A arquitectura paisagista ou a poética da paisagem.

arquitetura paisagista

A arquitectura paisagista é hoje essencial no desenho das paisagens que nos rodeiam.

A ela cabe cuidar, preservar e desenhar o espaço envolvente dos edifícios e das casas particulares, planear os espaços e jardins das cidades, preservar as paisagens tradicionais dos diferentes territórios e até estudar e minorar o impacto ambiental de grandes projectos públicos como auto-estradas ou barragens.

O trabalho do arquitecto paisagista apela a múltiplos saberes que vão desde:

  • botânica

  • geografia

  • clima

  • sociologia

  • história

Porquê? Pois para a arquitectura paisagista a comunidade, os seus modos de vida, as suas tradições e a sua cultura fazem parte da fruição do espaço.

arquiteto paisagista

É nos jardins que primeiro pensamos quando falamos de arquitectura paisagista.

E eles são uma componente essencial da actividade quer sejam os jardins públicos, os jardins resguardados dos condomínios ou os jardins particulares. Podemos até ver estes arquitectos a trabalhar os grandes terraços e os jardins interiores de múltiplos edifícios.

O programa é sempre criar harmonia. Respeitar a especificidade de cada território. Potenciar as particularidades das paisagens, sejam elas mais naturais e selvagens ou mais trabalhadas e urbanas. Utilizar as plantas autóctones. Contribuir para minorar as alterações climáticas.

Ao liderar e coordenar outras disciplinas, os arquitetos paisagistas lidam com as interações entre os ecossistemas naturais e culturais, como adaptação e mitigação relacionadas com as mudanças climáticas e à estabilidade dos ecossistemas, melhorias socioeconómicas e saúde e bem-estar da comunidade para criar lugares que antecipem o bem-estar económico.

Tem alguma dúvida? Entre em contato.

 

Os nossos projectos

Metodologia

1. O briefing com os objectivos do projecto.

2. A pesquisa e análise do contexto ambiental onde vai decorrer o projecto, seja sobre a área envolvente e as culturas que mais se adaptam a cada sítio, seja sobre o próprio gosto e formas de vida do cliente ou previstas para o local a trabalhar.

3. O desenho do projecto e a sua apresentação ao cliente.

4. O planeamento financeiro e dos próprios trabalhos (nomeadamente por causa das estações do ano e da interacção com os outros trabalhos de construção).

5. A execução do projecto final e a gestão de toda a operação.

6. Acompanhamento da adaptação das plantas e do evoluir do próprio jardim.

Arquitectura sustentável

Falamos de arquitectura sustentável para enquadrar as preocupações ambientais e ecológicas que permitem a qualidade da obra tanto quanto a qualidade e o bem-estar de quem dela usufrui. Pensar na sustentabilidade é pensar a prazo preparando a obra para ser mais amiga do ambiente. Podemos também falar da domótica para que a gestão eficiente das diferentes funcionalidades esteja à distância de um click.

Arquitectura de interiores

Completamos os projectos com os especialistas de arquitectura de interiores que preparam os espaços para as solicitações da vida. Tão ou mais importantes quanto falamos de moradias familiares, de escritórios ou de lojas. A arquitectura de interiores faz a síntese que dá um cunho particular a cada projecto.

Arquitectura moderna

Esta concepção da arquitectura moderna estende-se também à visão das cidades e ao seu planeamento, assim como à preocupação de encontrar as soluções mais simples, mais racionais e mais práticas para os alojamentos, tentado dar resposta às necessidades de reconstrução que a destruição das cidades durante a 2ª Guerra Mundial tornou urgente.