5 tendências de decoração para 2023

Na rubrica Arquitendências apresentamos as maiores tendências da arquitetura a nível global.

2022 está quase a terminar e começa a sentir-se o entusiasmo da chegada de novas tendências de decoração para 2023. (https://www.idealista.pt/news/decoracao/espacos/2022/08/25/53727-tendencias-de-decoracao-2023-ambientes-acolhedores-e-menos-estereis) Muita coisa mudou nos últimos três anos, sobretudo devido à pandemia, o que veio mudar a nossa perceção sobre a vida, o nosso dia a dia e aquilo de que precisamos para nos sentirmos confortáveis.

A decoração de ambientes já não se resume apenas à escolha de mobiliário; temos cada vez mais a preocupação de tornar a nossa casa num espaço confortável, de descanso e meditação e onde podemos recuperar energias para lidar com o dia a dia.

É nesse sentido que, mais do que nunca, quando falamos de arquitetura torna-se difícil desassociá-la da decoração de interiores e das casas. Por isso, neste artigo trazemos aquelas que consideramos que vão ser as maiores tendências de decoração para 2023.

Verde e Magenta: a cor da esperança e a cor da Pantone

As tendências da decoração exibem, cada vez mais, um toque de personalidade através de objetos e cores. Se desde o início do século as pessoas procuravam uma decoração mais minimalista, atualmente é no conforto e ambientes mais acolhedores e menos estéreis e frios que se reveem.

A cor verde impõe-se, por isso, como uma das grandes tendências de decoração para 2023. (https://www.elledecor.com/design-decorate/trends/a42270281/color-trends-2023/


A era das paredes brancas e dos tons delicados terminou, com tons que se assemelham a jóias, como o verde-esmeralda, a ganharem maior destaque na decoração. Uma forma de interpretar esta tendência é usar um jogo de duas cores contrastantes para criar um efeito visual marcante.

A cor magenta viva, eleita cor do ano de 2023 pela Pantone, poderá ser outra das grandes tendências de decoração. (https://www.pantone.com/color-of-the-year/2023

Esta cor representa “um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, incentivando a experimentação e a autoexpressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque".

Sofás excêntricos e redondos

O mobiliário como sofás e cadeiras mais excêntricas e com formas redondas também são uma das maiores tendências de decoração a registar para 2023.

Após um longo dia de trabalho, é nos sofás que acabamos por passar grande parte do tempo a relaxar. Por isso, para além do conforto, devemos ter em conta a estética e a personalidade transmitida pela sua decoração, para se tornar o mais convidativos possível.

As formas arredondadas dos sofás ajudam a que nos sintamos mais à vontade, tanto em nossa casa como na dos outros. Os sofás redondos, com curvas suaves, vêm assim evocar as linhas ergonómicas do mobiliário dos anos 60, cuja principal preocupação era, exatamente, o conforto. 

Esta excentricidade na escolha do mobiliário poderá também levar a decisões mais arrojadas no que toca à decoração das paredes e outras partes da sua sala.

Madeiras mais escuras

Em 2023, as madeiras mais claras que tão bem criam uma atmosfera nórdica vão aos poucos ficar de lado na decoração. Espécies mais escuras, como a nogueira, jacarandá, teca, acácia e ébano, vão passar a ser adotadas para a decoração, especialmente das salas e cozinhas.

Para aproveitar ao máximo a iluminação natural em sua casa, as tonalidades amadeiradas não podem ficar de fora da composição. A madeira escura pode ser combinada com cores neutras como o bege. 

Uma excelente opção de decoração passa por móveis com apontamentos, como tiras, riscas ou pés das mesas.

Iluminação natural



A valorização da iluminação natural é outra das maiores tendências de decoração para o próximo ano. O segredo para apostar numa boa iluminação é deixar as suas janelas o mais expostas ao sol que conseguir e, se possível, apostar em grandes janelas e portas de vidro.

Procure também usar cortinas claras, o que ajudará a tornar o ambiente da sua casa ainda mais iluminado. Dê também preferência a cortinas feitas com materiais naturais, como o linho e a seda.

Biofilia no quarto e noutras divisões

Por motivos já referidos no artigo, a procura de uma maior ligação com a natureza estará muito presente na decoração em 2023. Depois da pandemia, as pessoas ficaram mais conscientes em relação à sua saúde mental e nunca como agora se valorizou tanto a saúde e um ar limpo.

Como tal, não será surpresa que os padrões biofílicos continuem a crescer em popularidade. Mas serão os quartos que terão o maior foco para os elementos naturais, de forma a proporcionarem uma boa noite de sono e um aumento do bem-estar. 

Para quem mora num apartamento, os jardins verticais e os vasos de plantas surgem como uma ótima opção de decoração para trazer para dentro de casa o sentimento de leveza e aconchego. Para quem mora numa casa com um espaço maior, a escolha pode e deve recair por exemplo nos jardins de inverno.








Anterior
Anterior

4 dos edifícios mais sustentáveis do mundo

Próximo
Próximo

5 tendências para os escritórios das empresas