As Smart Homes: uma tendência do presente e do futuro

Nas últimas décadas, a Humanidade tem sido capaz de produzir um progresso tecnológico verdadeiramente impressionante. As smart homes são apenas o culminar desse processo contínuo, dentro das nossas casas.

Os antigos computadores de secretária estão agora em todo o lado, e com muito maior capacidade de processar informação e de ajudar-nos com tarefas quotidianas.

E assim como qualquer automóvel tem hoje um computador de bordo, a arquitetura e a construção não passaram ao lado desta tendência.

As nossas casas tornarem-se cada vez mais “inteligentes” não é, assim, um futuro distante.

Para muitos, é já uma realidade.

Perceba neste artigo como esta tendência está a melhorar a vida das pessoas.

O que é são smart homes?

Impulsionada pelo avanço da tecnologia da Internet das Coisas — IoT, Internet of Things — as smart homes consistem em casas equipadas com sistemas de iluminação, aquecimento, som, eletrodomésticos ou segurança, controlados a partir de dispositivos como um smartphone ou um computador.

As smart homes não só são um passo em frente no que toca ao conforto e à conveniência para os moradores, mas são também mais eficientes e sustentáveis, fazendo uma gestão mais inteligente dos recursos utilizados em contexto doméstico.

Mas vamos descer ao concreto, e ver como esta tecnologia pode ser usada numa casa como a sua, nos vários aparelhos e sistemas que a compõem:

Sistema de iluminação

Os sistemas de iluminação smart permitem-nos automatizar a intensidade das luzes, desligá-las a uma hora certa, ligá-las ou desligá-las se estivermos fora, ajustá-las consoante a luminosidade natural ou otimizar os seus consumos com base em dados reais, como a hora do anoitecer e do amanhecer.

Isto permite, por exemplo, melhorar os hábitos de sono dos moradores, ajudá-los a poupar nas contas ao final do mês e ainda garantir consumos responsáveis e sustentáveis de recursos como a eletricidade ou a água.

Sistema de aquecimento e ar condicionado

Sistemas de aquecimento e ar condicionado com uma componente smart dão a possibilidade de gerir temperaturas de diferentes divisões da casa de forma exata, conseguindo adaptar-se às preferências dos diferentes moradores.

Têm ainda o plus de poderem ser acionados à distância, podendo uma pessoa, por exemplo, chegar a uma casa fresca num dia quente de verão, não precisando, uma vez lá dentro, de esperar que o ar condicionado faça o seu efeito.

Sistema de alarmes e segurança

Um sistema de segurança smart pode integrar câmaras de filmar, sensores de movimento, fechaduras de portas e alarmes, tudo controlado à distância, e em tempo real.

A possibilidade de assalto durante umas férias fora da cidade ou mesmo fora do país fica imediatamente reduzida nas smart homes.

Sistema de gestão de energia

As smart homes oferecem-lhe ainda a possibilidade de monitorizar consumos energéticos de forma otimizá-los para a poupança e para a sustentabilidade.

Consegue também integrar sistemas de diferentes fontes de energia, por exemplo a elétrica e a solar, se tiver um painel instalado em casa (que também é uma tendência, a energia solar, a manter-se nos próximos tempos).

Sistemas de entretenimento audiovisual

A possibilidade de integrar sistemas de audiovisual também é real nas smart homes. Ativar televisões com comando de voz ou colocar música nas divisões da casa que escolher são algumas das valências destes sistemas smart.

Eletrodomésticos

Faltam-lhe ovos ao fim do mês? O seu frigorífico já o sabe: conhece os seus hábitos de consumo e acabou de encomendar uma nova embalagem num site de um supermercado com entrega ao domicílio. O preço da dúzia de ovos já foi também descontado da sua conta bancária, sem qualquer intervenção sua.

Este cenário não faz parte de um filme futurista, mas de uma possibilidade ao alcance da tecnologia hoje disponível.

Este tipo de automatização vai permitir poupar-lhe horas e horas de tempo por ano em filas de supermercado.

Em suma, à medida que a tecnologia avança, também as funcionalidades e benefícios das smart homes vão aumentar o nosso conforto e segurança, além dos consumos energéticos.

Há, claro, questões que se levantam no que toca à privacidade e à cibersegurança deste tipo de casa. No entanto, sabemos que inovação gera inovação, e que é difícil travar a busca da Humanidade por progressos que tornem a sua vida mais conveniente e confortável.

Próximo
Próximo

5 ideias de decoração para terraços e jardins